Pela frequência das perguntas, a coluna percebe que cresce a ansiedade dos leitores sobre a antecipação do 13º salário dos aposentados de 2021. Realmente, o governo federal já admitiu que estuda a medida para os beneficiários do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) e também o calendário dos abonos salariais. A intenção seria pagar a primeira parcela do 13º dos aposentados e pensionistas em fevereiro e a segunda, em março. O mesmo calendário seria usado no pagamento do abono salarial.
Medida semelhante foi adotada em 2020, logo no início da pandemia. Ela foi uma das primeiras ações do governo federal para amenizar o impacto da pandemia na renda das famílias e na movimentação da economia, por consequência. E, agora, ainda tem o impacto gerado pelo fim do auxílio emergencial.
Considerando toda essa ansiedade, a coluna quer fazer um alerta importante. Primeiro, o 13º não é um dinheiro extra, como o auxílio emergencial foi para as famílias. Ele é uma antecipação. Ou seja, o que for pago agora não será pago depois. E por que a coluna acha importante alertar sobre isso? Porque, em 2020, diversos leitores que já tinham recebido o 13º salário do INSS estavam, no final do ano, perguntando sobre quando ocorreria o pagamento. Ou seja, não lembravam que já tinham recebido o valor e, provavelmente, ficaram com gastos tradicionais de final de ano descobertos.
Portanto, caso se confirme a antecipação, use o dinheiro com parcimônia. Para os aposentados, um alerta especial em relação aos empréstimos em nome de terceiros. São os que mais registram esse tipo de dívida, mostram as pesquisas. Principalmente, quando se trata do empréstimo consignado, que tem juro mais baixo por ter desconto em folha, mas que reduz de imediato o dinheiro que a pessoa recebe para viver o mês.
Aproveitando o assunto, a coluna lembra que não há nada concreto ainda em relação à criação de um 14º salário para o INSS. Os projetos que tratavam do assunto no Congresso em 2020 geraram muita expectativa os beneficiários da Previdência Social, mas eles não avançaram e o pagamento não ocorreu. Não é impossível que aconteça em 2021, mas, repetindo, não há definição ainda.
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da colunista
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.