Além dos comunicados ao mercado informando o fechamento das suas fábricas no Brasil, a Ford enviou um documento específico para a rede de concessionárias da marca. O objetivo do texto, ao qual a coluna teve acesso, é informar clientes sobre eventuais dúvidas em relação aos veículos comprados da empresa.
Em formato de perguntas e respostas, o comunicado traz a garantia da Ford de que todos os veículos seguirão com a garantia da montadora. Sem mudanças previstas para este momento, a rede de concessionárias continuará oferecendo a assistência técnica ao consumidor, com operações de vendas, serviços e peças de reposição. Informa, ainda, que qualquer alteração futura será comunicada as consumidores. A companhia acrescentou que o serviço de assistência 24h – Ford Assistance segue operando da mesma forma, assim como os demais serviços e produtos de pós-venda.
A empresa também garantiu no documento que estão mantidos os lançamentos anunciados recentemente para o mercado da América do Sul, e que os veículos serão vendidos no Brasil também. Importados, claro. Chegarão ao Brasil os novos modelos da família Bronco, Transit e também a nova versão do Mustang Mach 1 e a Ford Ranger Black.
O texto contempla, até mesmo, eventuais dúvidas para quem estava planejando comprar um veículo Ford. Na resposta, a Ford repete que os produtos vendidos não serão afetados, com exceção de Ka e EcoSport, que deixarão de ser produzidos e continuarão sendo comercializados até o final dos seus estoques. No mercado, sabe-se que, em geral, carros que saem de linha ficam mais baratos, o que pode ocorrer com esses modelos. Para quem recém comprou algum veículo da marca e pretende desistir, a empresa recomenda que procure a concessionária onde fez a compra para solicitar o cancelamento, seguindo as regras do de Defesa do Consumidor.
"Manteremos a assistência total ao consumidor com operações de vendas, serviços, peças de reposição e garantia no Brasil, agora e no futuro. Além dos produtos que acabei de mencionar, planejamos acelerar o lançamento de diversos novos modelos conectados e eletrificados na região.", acrescenta o documento, assinado por Lyle Watters Presidente para Ford América do Sul e Grupo de Mercados Internacionais.
Há, inclusive, entre as possíveis dúvidas sugeridas pela Ford, o questionamento sobre os preços dos veículos: "Meu carro pode desvalorizar porque a Ford está encerrando a produção do mesmo? Posso requerer meu dinheiro de volta?" A resposta: "A Ford continuará ativamente presente no Brasil. Os veículos da Ford são produtos desejados e de qualidade. Como qualquer outro produto, com o passar do tempo, o valor do carro tem uma tendência natural de desvalorização, o que é uma condição normal de mercado, válida para todas as marcas. Para assegurar sua tranquilidade, a Ford continuará honrando a garantia do seu veículo e oferecendo assistência total com operações de vendas, serviços e peças de reposição."
Nessa segunda-feira (12), a Ford anunciou o fechamento, ao longo de 2021, das fábricas de Camaçari, na Bahia, de Taubaté, em São Paulo, e de Horizonte, no Ceará. Será mantido o Centro de Desenvolvimento de Produto, na Bahia, e o Campo de Provas, em Tatuí. A sede administrativa para a América do Sul também permanecerá em São Paulo.
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
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