A previsão do mercado financeiro para a taxa referência do juro brasileiro, a Selic, aumentou. Segundo o relatório Focus desta segunda-feira (11), o Banco Central elevará ela para 3,25%, até o final de 2021, e para 4,75%, ao longo de 2022. São percentuais maiores do que nas pesquisas anteriores.
Esse é um dos motivos apontados pela Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac) para um aumento desde já do juro para consumidores. As seis linhas de crédito pesquisadas pela entidade tiveram elevação em dezembro, após oito meses de queda.
Para Miguel José Ribeiro de Oliveira, vice-presidente de Estudos e Pesquisas da Anefac, as elevações podem ser atribuídas ao aumento dos juros futuros, a expectativa de novas elevações da taxa básica de juros frente a uma inflação maior e devido a provável elevação dos índices de inadimplência.
- Essa provável inadimplência pode ocorrer por causa do fim das carências nos empréstimos, ao desemprego elevado ao fim do pagamento dos auxílios emergenciais pelo governo, ao aumento da inflação e seus efeitos na renda, e, por fim, a maior seletividade dos bancos na concessão de crédito - detalha Oliveira.
Como os motivos apontados pelo vice-presidente não têm uma solução prevista para o curto prazo, a tendência é de que ocorram novas elevações. O crédito direto ao consumidor segue com a taxa menor. Na outra ponta, está o já tradicional estratosférico juro do rotativo do cartão de crédito.
Acumulado de 2020
Média geral: 93,35%
CDC bancos: 17,81%
Empréstimo com bancos: 46,38%
Juros do comércio: 73,72%
Empréstimo com financeiras: 107,77%
Cheque especial: 128,98%
Cartão de crédito: 255,64%
Fonte: Associação Nacional de Executivos de Finanças (Anefac)
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da colunista
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.