A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes no Rio Grande do Sul (Abrasel-RS) está orientando o setor a seguir as novas regras estaduais para funcionamento dos estabelecimentos. A presidente da entidade, Maria Fernanda Tartoni, observa que a entidade não concorda com as restrições impostas, mas entende que a lei deve ser cumprida.
- Não concordamos com as restrições impostas, porém, nós vamos cumprir a lei, não podemos incentivar o associado de forma diferente. Aguardamos uma posição concreta do poder público estadual e municipal sobre o tema. Enquanto isso, seguimos o que está sendo determinado pelo governo do Rio Grande do Sul - diz ela.
Ainda analisando as novas regras estaduais, diversos municípios seguem com seus decretos com determinações diversas. Inclusive, em Porto Alegre, onde a prefeitura analisará o assunto, provavelmente, em reunião nesta quarta-feira (2). As regras da cidade podem ser mais rígidas, diz o governo do Estado. Mas, caso sejam mais brandas, novas contestações devem partir da Procuradoria Geral do Estado (PGE) e Ministério Público Estadual, levando a questão ao judiciário.
Novas regras
Com as novas regras, em municípios com bandeira vermelha, restaurantes, lanchonetes e bares podem funcionar com 50% de lotação, atendimento presencial todos os dias, mas até as 22h. Funcionamento de delivery, drive-thru, pegue e leve (takeaway) permitido somente até 23h. Há limitação de seis pessoas por mesa e vedação de música ao vivo.
A Abrasel-RS estima que as determinações possam tirar mais da metade do faturamento de quem opera em dois turnos. Outra informação que a entidade usa para criticar as restrições é de que 19% dos seus associados abrem apenas à noite.
- Para muitos estabelecimentos, as vendas de jantares são melhores do que as de almoços - finaliza a presidente da entidade.
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da colunista
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.