Envio de mercadorias vendidas pela internet por meio do bagageiro de ônibus é a proposta da startup gaúcha Balcão Balcão. Ela conecta transportadoras às empresas que têm e-commerce. A ideia surgiu com foco em lojas pequenas e médias.
- Elas ficam desassistidas porque os operadores logísticos optam por negociar com grandes redes de varejo - conta a diretora de Operações Logísticas, Renata Casali.
Funciona assim: lojas interessadas se cadastram na plataforma e conseguem colocar, dentro do seu site, uma aba para o cliente comprar com o frete da Balcão Balcão. Depois, a loja leva o produto comprado até um ponto de coleta de uma empresa de ônibus parceira, que transportará até o destino final. No fim do processo, o cliente retira o produto no balcão da empresa. Também há opção de agendar o frete diretamente no portal da startup.
A startup foi criada há dois anos. Atualmente, opera já 16 Estados e atende 716 cidades. A meta é cobrir 50% dos municípios brasileiros até maio de 2021.
- Dependendo da encomenda, o valor pode representar 15% do cobrado pelos correios. Isso porque nós aplicamos a tecnologia em um serviço que existe há mais de 80 anos dando escala. Ajudamos o e-commerce a reduzir custos e aumentar as vendas, o consumidor final paga menos pelo frete, e as encomendas rodoviárias faturaram mais - diz a empresária.
O próximo passo da Balcão Balcão é integrar a sua plataforma aos serviços de coleta e entrega em casa. Ou seja, o cliente ou a loja não precisariam levar ou buscar o produto no balcão da transportadora.
Segundo o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), a empresa respeita as regras, cumpre a tabela de valores do despacho de encomenda e o serviço pode ser prestado. No entanto, para a homologação do serviço como parte do sistema, é necessário um acordo geral entre todas as rodoviárias e transportadoras.
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da colunista
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.