Termina nesta sexta-feira (18) o prazo para as empresas pagarem a segunda parcela do 13º salário. Em tempos de crise, deve aumentar o número de companhias que vão atrasar a quitação dessa última parte. Então, o que fazer? Consultor trabalhista da Confirp Contabilidade, Daniel Santos avisa que caso o empregado não receba, é preciso calma:
- O primeiro passo é procurar o setor de recursos humanos ou financeiro da empresa, notificando o problema. Caso esses setores não resolvam, o que pode ser feito é uma denúncia do empregador ao Ministério do Trabalho ou ao sindicato de sua categoria, em caso de sindicalização. Por fim, se mesmo assim isso não for resolvido, a última medida é entrar com ação individual ou coletiva na Justiça do Trabalho cobrando a dívida
Para a empresa, a punição poderá ser uma multa administrativa no valor de R$ 170,16 por empregado contratado. O montante dobra em caso de reincidência, diz o consultor.
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.