A Taurus garantiu à coluna que está mantida a construção de um complexo industrial com a ampliação da fábrica de São Leopoldo, no Vale do Sinos. No entanto, os demais planos da empresa foram impactados pela medida do governo federal que zerou taxa de importação para revólveres e pistolas.
Um dia antes, o CEO global da empresa, Salésio Nuhs, tinha dado entrevista à coluna informando que a empresa tinha um planejamento de investir mais R$ 400 milhões nos próximos anos. A ideia era que parte desse aporte ocorresse também no Rio Grande do Sul. No entanto, com o novo cenário, o investimento será direcionado para a fábrica que a Taurus tem nos Estados Unidos e para a nova operação que construirá na Índia. Segundo a empresa, ficará mais atrativo produzir em outros países e exportar para o Brasil, com a perda de competitividade da arma fabricada aqui com as concorrentes importadas.
O Comitê Executivo de Gestão da Câmara de Comércio Exterior (Camex) decidiu zerar a alíquota do Imposto de Importação de revólveres e pistolas a partir do dia 1º de janeiro. A resolução, que inclui os artigos na lista de exceções à tarifa externa comum, reduzindo a alíquota do imposto de 20% para zero, foi publicada no Diário Oficial da União (DOU). Desde o início do mandato, o presidente Jair Bolsonaro tomou medidas para flexibilizar a posse e o porte de armas pela população, promessa de campanha à Presidência, em 2018.
O deputado federal Jerônimo Goergen disse à coluna que pediu uma reunião da bancada gaúcha na Câmara do Federal. A ideia é tentar reverter a decisão e retomar os investimentos da Taurus previstos para o Rio Grande do Sul.
A sede da empresa fica em São Leopoldo. A expansão da unidade receberá aporte de R$ 110 milhões. Na obra, que começa na semana que vem, serão 350 empregos. Já na operação, incluindo os seis fornecedores que se instalarão no local, serão 750 postos de trabalho. Veja imagens do projeto: Obra do novo complexo industrial da Taurus abre 350 empregos e busca fornecedores locais
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.