Eu optei pelo isolamento na pandemia. A empresa onde trabalho incentivou o home office e os filhos se adaptaram ao ensino a distância. Nosso núcleo familiar ficou restrito a mim, eu marido e nossos dois filhos por três meses. Depois, aumentou com a inclusão de meus pais, que não tinham contato com absolutamente ninguém. Em nove meses, crianças brincaram apenas uma vez com filhos de vizinhos e porque ficariam longe dos avós.
Na minha visão, nada mais correto do que tomar esse cuidado básico e mais eficiente para conter a covid-19. Não somos do grupo de risco, mas não estamos ilesos ao vírus. E tem mais, há uma responsabilidade social nesta decisão, de proteger os demais e, principalmente, quem não pode se isolar. Como viver sabendo que pode ter sido vetor do vírus para alguém que não resistiu ou ficou com sequelas? Ou que ajudei a piorar uma doença que faz a economia sangrar?
Os convites para encontros estão aí. Muitas vezes, vêm acompanhados de cobrança e até de nariz torcido. Mais ainda depois que nos viram cobrindo eleição. Não foi uma flexibilização no distanciamento, mas uma prioridade de exposição para trabalhar em uma cobertura jornalística importante. Agora nas festas de final de ano, tudo de novo.
Mas não fique assim. Estamos com muita saudade, mas essa saudade tem respeito e consciência, além da esperança na vacina para 2021. Espero que os narizes se destorçam quando a pandemia passar para que possamos aglomerar bastante, com abraços, beijos e até dividir o chimarrão ou caipirinha. Até lá, também estou me esforçando para não torcer o nariz para as fotos das festas que vejo nas redes sociais.
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da colunista
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.