O prefeito eleito para Porto Alegre está cumprindo nesta quinta-feira (3) a sua primeira promessa de campanha para empresários. Menos de uma semana após o segundo turno, Sebastião Melo esteve reunido com as entidades setoriais de Porto Alegre e também com economistas para discutir a estratégia de combate à pandemia e o impacto nos negócios. Ele ouviu os representantes das entidades, como havia dito que faria, mas também apresenta seus planos sobre essas questões.
Após o encontro, a coluna conversou com o presidente do Sindicato dos Lojistas de Porto Alegre (Sindilojas POA), Paulo Roberto Kruse, e o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Porto Alegre (CDL POA), Írio Piva. Ambos ficaram com boas impressões do encontro. Estão com a expectativa de medidas por parte do novo prefeito já no primeiro dia de janeiro que manterão o comércio aberto.
- Percebemos uma forte intenção de manter, dentro do que for possível, o comércio aberto - diz Kruse, do Sindilojas POA.
- Sentimos a vontade de construir até janeiro uma solução junto com entidades e comunidade. Saímos impactados positivamente - complementou Piva, da CDL POA.
A coluna acompanhou o candidato nos dois turnos e ele, sabendo da área de atuação da colunista, enfatizava que discutiria os protocolos com os setores e chegou a dizer que não pretendia defini-los por decreto. Ele tem uma postura mais liberal pela abertura das atividades econômicas, mas também tem afirmado que será responsável nas decisões.
Na reunião, que ainda está acontecendo, Melo ouve os relatos dos impactos econômicos nos setores e as alternativas propostas pelas entidades. Ele voltou a dizer que economia e saúde devem coexistir, sem separação entre ambos. Complementou que tem um plano estruturado e que deseja ter um canal aberto com as entidades. Assim como disse na campanha, oficializou hoje a vontade de criar um comitê, contou o economista-chefe da CDL POA, Oscar Frank, que também participou da reunião.
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da colunista
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.