As regras de funcionamento ampliado para lojas e restaurantes serão mantidas em Porto Alegre. A prefeitura publicará ainda nesta quarta-feira (23) alteração no decreto que venceria hoje, segundo o secretário municipal do Desenvolvimento Econômico, Leonardo Hoff. Os termos de funcionamento serão mantidos, mas sem a data limite de vigência que estava determinada no texto anterior. A decisão foi tomada em reunião do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus nessa manhã.
As atividades econômicas de Porto Alegre tiveram o horário de funcionamento ampliado pelo decreto da semana passada. O comércio e serviços, tanto de rua quanto em shoppings e centros comerciais, podem funcionar até as 23h. Regras de distanciamento e de higiene seguem sendo obrigatórias. Restaurantes também podem atender os clientes até as 23h, inclusive no serviço de takeaway (pegue e leve). Os grupos de clientes devem ser de, no máximo, seis pessoas, com distanciamento de dois metros entre as mesas. O delivery segue permitido 24 horas por dia.
O prefeito Nelson Marchezan já havia sinalizado de que dificilmente retomaria restrições, até mesmo porque seu sucessor, o prefeito eleito Sebastião Melo, disse durante a campanha que liberaria todas as atividades quando assumisse em 1º de janeiro de 2021. Sobre isso, a coluna informou na semana passada que Melo pretende negociar que a Capital tenha uma bandeira própria no sistema de distanciamento controlado do governo do Estado. Relembre: Melo quer bandeira própria para Porto Alegre
Segundo o Sindicato dos Lojistas de Porto alegre (Sindilojas POA), as lojas de rua podem abrir das 6h às 18h nesta quinta-feira (24). Em shoppings e centros comerciais, é permitido funcionar até as 19h. O presidente do Sindilojas POA, Paulo Roberto Kruse, explica que há um acordo com essa restrição de horário para a data fechado com o Sindicato dos Empregados do Comércio de Porto Alegre (Sindec POA). No dia 25, Natal, o comércio não essencial estará fechado. E no final de semana, dias 26 e 27, as lojas até podem abrir das 6h às 23h, mas costumam fazer horários menores. Na dúvida, o ideal é consultar o estabelecimento.
Apesar da crise forte, o presidente do Sindilojas disse à coluna que as vendas de Natal estão melhores do que o esperado. Outra notícia positiva desta quarta foi a divulgação do Caged que apontou a criação de vagas pelo terceiro mês consecutivo em Porto alegre. Em novembro, foram 3.927 novos postos de trabalho formais, comemorados pelo secretário Leonardo Hoff.
- Com a manutenção do crescimento de vagas, a Capital poderá muito em breve recuperar a totalidade dos empregos perdidos em função da pandemia - projeta o secretário.
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da colunista
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.