A exportação gaúcha caiu pelo quarto mês consecutivo. Em novembro, os embarques somaram cerca de US$ 844 milhões. O resultado é 8,5% inferior a outubro e 37,5% abaixo do mesmo mês de 2019.
No acumulado do ano, a queda é de 25% em relação ao mesmo período do ano passado. Mas a balança comercial segue com superávit porque as importações também caíram: -28%.
A China segue, disparada, como o principal destino. Apesar de estar comprando menos, ainda responde por um terço das compras do que Rio Grande do Sul vende ao Exterior. Na sequência, aparecem Estados Unidos e Argentina.
O principal produto exportado é a soja, respondendo por 23% do que foi exportado em 2020 até agora. Em seguida, estão o fumo e carne de aves.
Em tese, a alta do dólar estimula as exportações. No entanto, a demanda global teve forte retração. E, mesmo após a retomada, há um descompasso de fornecimento de insumos e de logística para a retomada.
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da colunista
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.