Novembro teve novo número recorde de registros de novas empresas no Estado. Foram criadas 21.595, segundo dados da Junta Comercial, Industrial e de Serviços do Rio Grande do Sul (JucisRS). Com isso, o acumulado de 2020 traz 181.957 novas empresas. Com esse ritmo, o resultado de dezembro deve fazer com que este ano supere os novos registros de 2019, quando foram 186.746 no ano todo.
Novamente, o destaque vai para a formalização dos microempreendedores individuais (MEI). Foram quase 18 mil no mês passado. Em volume, eles sempre representam mais registros desde que o regime tributário simplificado foi criado há 10 anos. Fora isso, o chamado empreendedorismo por necessidade cresce em tempos de crise e isso não é de todo ruim. Pode ser sinal de fechamento de postos de trabalho tradicionais, mas também aponta que a economia, mesmo em tempos difíceis, tem espaço para absorver essas atividades econômicas.
As tabelas da JucisRS também apontam a extinção de empresas. Em novembro, foram 4.850, número 15% menor do que em outubro. No ano, foram extintas 60.168 empresas no Rio Grande do Sul. É menos do que no mesmo período do ano passado. Sabe-se, claro, que nem todas as empresas que encerram as atividades formalizam o fechamento, até mesmo porque isso tem um custo.
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.