Gigante mundial do comércio eletrônico, o Mercado Livre construirá cinco centros logísticos no Brasil em 2021. Um deles ficará em Governador Celso Ramos, em Santa Catarina. Foi batido o martelo após alguns meses de negociação. A proximidade de Florianópolis, que é a capital, mas um local de acesso fácil, com um bom parceiro para a construção, são fatores que contribuíram para a escolha, informa a direção da empresa. Três outras operações de distribuição ficarão em São Paulo e o quinto, em Minas Gerais.
A coluna acompanha o anúncio da direção que ocorre nesta manhã de quinta-feira (12). O centro de distribuição que ficará em Santa Catarina era o que a empresa pensava em abrir em Gravataí, na região metropolitana de Porto Alegre. Por desacerto com o governo gaúcho, o empreendimento optou pelo Estado vizinho. A estrutura será construída em parceria com a Cassol, como a coluna já tinha antecipado.
A ideia do Mercado Livre é começar a operar a unidade em Santa Catarina no início de 2021. Serão mil empregos diretos gerados na operação. A unidade terá 32 mil metros quadrados, com capacidade de expansão para 71 mil metros quadrados.
Com todos os cinco centros de distribuição, a capacidade do Mercado Livre será duplicada no Brasil. Leandro Bassoi, vice-presidente da Mercado Envios, que integra o grupo, conta que a empresa já atende 1,8 mil cidades com entregas em até dois dias. A ideia é ampliar as entregas em um dia e, daqui a algum tempo, apostar mais na chegada no mesmo dia.
- Desta forma, o cliente começa a confiar que comprará e receberá a mercadoria no prazo. Nosso foco é disseminar isso na América Latina. Todas as entregas rápidas geram performance melhor na satisfação dos cliente - conta Bassoi.
Ele lembra que o e-commerce representa apenas 5% da venda do varejo no Brasil por enquanto. Ou seja, há espaço para crescer. A ideia é que os centros logísticos tenham capacidade de ampliação para acompanhar esse avanço das compras online.
O Mercado Livre tem sede na Argentina. No entanto, tem atuação global e é considerada uma gigante do e-commerce.
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
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