Há 23 hotéis em obras no Rio Grande do Sul com inauguração prevista para os próximos dois anos. Essa ampliação da rede hoteleira adicionará 3.705 quartos à oferta atual do mercado gaúcho. O levantamento é do diretor-executivo da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis no Rio Grande do Sul (ABIH-RS), José Justo.
Os empreendimentos em construção ficam em onze cidades. A maioria se concentra na serra gaúcha e em Porto Alegre. O diretor José Justo observa que nenhum deles fica no Litoral.
- Não foi detectado nenhum novo hotel sendo construído nas praias gaúchas, apesar da pujança da construção civil na região. Nas cidades de Torres, Tramandaí e Capão da Canoa, há mais de 5 mil unidades habitacionais em construção, destinadas a uso residencial e aluguel de temporada.
Dos hotéis em obras, apenas quatro são de propriedade da construtora. Outros sete são multipropriedade, regime de condomínio em que cada um dos proprietários de um mesmo imóvel é titular de uma fração de tempo. Já os demais são no modelo condo-hotel, que é mantido em condomínio para venda atrelada a um investimento financeiro.
Pandemia
O setor hoteleiro foi um dos que mais sofreu com a pandemia, mas tem registrado movimento animador em setembro. Começou com o feriado de 7 de setembro e diversos tiveram lotação permitida agora no Dia das Crianças.
Apesar disso, dezenas de empreendimentos foram fechados. Em maior volume, são as pousadas familiares do interior do Rio Grande do Sul. Além de um movimento de compra, a associação de hotéis tem observado um momento grande de arrendamentos. São mais de 50 já, comenta o diretor-executivo. O mecanismo funciona com a cessão da propriedade para outra pessoa ou empresa operar, enquanto o dono é remunerado por isso.
- Algumas redes diminuíram de tamanho, mesmo antes da pandemia. Uma delas pulou de 10 endereços para apenas três. Foi o caso da Encantos, de Gramado - exemplifica o diretor da ABIH-RS.
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da colunista
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.