O hotel Swan Business Molinos, no bairro Moinhos de Vento, em Porto Alegre, passará por uma forte transformação. Já a partir do início de 2021, terá espaços para coworking e moradia compartilhada. O setor hoteleiro como um todo tem enfrentado o desafio de reinventar-se após ter sofrido um rápido e intenso impacto da pandemia. A responsável pela implementação do sistema é a empresa Splace, que trabalha com soluções para redes de hospedagem com vagas ociosas.
Dos nove andares do hotel, dois serão transformados em um coworking. Em um primeiro momento, os espaços compartilhados geram receio pelo coronavírus. Só que a empresa esclarece que um dos andares receberá móveis que aumentam o distanciamento social e ampliam as rotas de circulação. Já no outro andar, os antigos quartos de hotel serão transformados em salas corporativas privativas.
Já a ideia de moradia compartilhada se diferencia da hospedagem porque permitirá que os clientes possam residir no complexo. No coliving, como essa modalidade é chamada nos Estados Unidos, haverá a opção de apartamentos individuais e até compartilhados. Esses moradores do hotel também terão suas próprias áreas comuns, como lavanderia e espaço para alimentação.
A empresa Splace está colocando ainda outras novidades no empreendimento da Rede Swan que têm sido adotadas pelo setor hoteleiro para evitar risco de contaminação na pandemia. O hóspede poderá fazer reserva, check-in e check-out pelo celular. Também, se autorizar e compartilhar seu perfil profissional no aplicativo do hotel, receberá indicações de profissionais, lugares e empresas locais que se encaixem nas suas preferências.
Para fechar a revolução no hotel, o empreendimento se tornará uma espécie de showroom. No local, visitantes poderão comprar as principais peças de decoração e enxoval dos quartos. A Swan não divulgou o investimento financeiro feito no projeto.
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da colunista
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GaúchaZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.