Foi marcado o primeiro leilão de bens da Associação dos Profissionais Liberais Universitários (Aplub), que teve a falência decretada pela Justiça no mês passado. Será em 30 de outubro, às 14h. Inicialmente, irá a leilão a carteira de planos da empresa falida. Mas Naio Raupp, da Raupp Leilões, projeta que, em breve, será marcada também a venda de bens imóveis e até mesmo de outras empresas que pertencem à Aplub. O dinheiro será usado para pagar os credores como ocorre em processos de quebra de companhias.
- O leilão ocorre em apenas 45 dias após a decretação da falência, o que é um feito relevante - diz Raupp.
Os interessados em participar deverão se cadastrar no site do leiloeiro até um dia antes da data do leilão. Como é uma carteira de planos, os candidatos devem ser registrados na Superintendência de Seguros Privados (SUSEP) e atender exigências regulatórias, já que eles irão administrá-la.
O leilão terá lance mínimo de R$ 3,181 milhões, que, segundo a administradora judicial, corresponde a três vezes o valor líquido das contribuições mensais. Ao preço arrematado, soma-se 6% para os honorários do leiloeiro.
A Aplub foi criada há 56 anos. Foi à falência agora com uma dívida de R$ 698 milhões, deixando 16 mil segurados sem rendimento. O endividamento é superior ao patrimônio.
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da colunista
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.