O empresariado vai para a reunião desta semana com o prefeito Nelson Marchezan Junior com o pedido engatilhado para as lojas funcionarem por mais horas em Porto Alegre. Há duas semanas, foi liberado o sábado e houve uma alteração no horário das lojas de shopping. Como os avanços para o chamado varejo não essencial tem ocorrido a cada 15 dias, após análise do impacto nos indicadores de saúde, há uma esperança de que o encontro desta semana traga novidades neste sentido, mesmo que o foco da prefeitura agora esteja em trazer uma luz para a volta dos eventos, com testes que estão sendo feitos já, e na apresentação do calendário de volta às aulas presenciais na rede de ensino.
As lojas de rua e em centros comerciais estão autorizadas atualmente a funcionar de segunda-feira a sábado, das 9h às 17h. O comércio quer ampliar até 18h e chegou a propor que a abertura fosse adiada para 10h na reunião da semana passada, se fosse necessário. Lembrando que a reabertura começou pouco antes do Dia dos Pais.
Já as lojas de shopping centers podem abrir de segunda-feira a sábado, das 12h às 20h. A Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) pede ampliação até 22h. A praça de alimentação já pode funcionar até este horário, o que gera um custo para o empreendimento ficar aberto apenas para essas operações, argumenta o coordenador da entidade na região Sul, Eduardo Oltramari, que também é superintendente do Shopping Total.
O domingo não tem sido foco de pleitos do varejo. Os lojistas acreditam até que não haveria movimento suficiente que justificasse o custo de abrir o ponto de venda no dia. Mas pode aparecer entre as reivindicações mais para frente. Os encontros das entidades com o prefeito Marchezan têm sido semanais.
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br) Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br) Leia aqui outras notícias da colunista
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GaúchaZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.