Pela primeira vez desde março, os 37 shoppings do Rio Grande do Sul estarão com a maior parte das lojas autorizada a abrir. Isso acontecerá nesta sexta-feira (14). As restrições adotadas contra o coronavírus vinham permitindo que apenas operações essenciais atendessem ao público, como supermercados e farmácias. O monitoramento é da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce).
A reabertura geral desta sexta é possível com a mudança no decreto São Leopoldo, que permitiu o funcionamento das lojas não essenciais no Bourbon Shopping. O empreendimento é do Grupo Zaffari, que confirmou para a coluna que as operações terão retomada gradual já a partir de agora. Era o único com restrições no Estado até ontem.
Em Porto Alegre, são 16 shoppings. Eles estão com as lojas funcionando em horário reduzido desde a última quarta-feira (12). No entanto, devem fechar amanhã (15). O último decreto da prefeitura não permite funcionamento no sábado, pelo receio das autoridades de que isso gere aglomeração demais com as pessoas optando por passear nos shoppings, enquanto a ideia é estimular a ida da população às lojas apenas para compras.
A intenção é ampliar os dias de funcionamento do comércio não essencial na semana que vem. Seguindo os quatro dias permitidos pelo decreto estadual de distanciamento controlado, o período poderia ser ampliado pela prefeitura para de terça a sexta. Secretário extraordinário de Enfrentamento ao Coronavírus de Porto Alegre, Bruno Miragem tem dito para a coluna que o ideal seria autorizar o comércio a funcionar de segunda a sexta-feira, mas o decreto estadual precisaria ampliar para cinco dias o prazo permitido para funcionamento. Já houve alteração na última semana, liberando os municípios para escolherem os dias até fechar o limite de quatro, e também o horário, podendo ir até 17h, o que já se prevê na norma de Porto Alegre.
Haverá reunião do comitê da prefeitura de Porto Alegre agora pela manhã. Devem ocorrer novas definições. A intenção é editar um novo decreto ainda nesta sexta-feira, sinalizando para as empresas como será a próxima semana para as atividades econômicas. O prefeito Nelson Marchezan Junior já manifestou que essa norma deve ter duração maior, já que a última valeu por menos de uma semana, vencendo agora no próximo domingo (16).
Enquanto isso, o varejo está em grande expectativa, comenta o coordenador regional da Abrasce, Eduardo Oltramari.
- Esperamos uma convergência entre os decretos estadual e municipal para que o comércio tenha mais segurança, além de todos os protocolos de prevenção já adotados pelo setor. O cenário que vivenciamos na semana passada (quando decisões judiciais restringiram a liberação dada dias antes) e as mudanças desta semana penalizam as atividades de sustentação da vida, bem como prejudicam as atividades do comércio da Capital - diz Oltramari, que também é superintendente do Shopping Total.
Oltramari reforça uma proposta que o setor fez à prefeitura, para que determine horários diferenciados para o varejo de rua e o de shopping, evitando aglomeração no transporte público.
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da colunista
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GaúchaZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.