A intenção da prefeitura de Porto Alegre de permitir a abertura do comércio no domingo de Dia dos Pais, dia 9, esbarra no decreto do governo do Rio Grande do Sul. Segundo a norma estadual que flexibilizou as regras para o varejo não essencial nesta semana em cidades de bandeira vermelha, as lojas podem funcionar somente de quarta-feira a sábado. E em horário reduzido, das 10h às 16h.
A afirmação do prefeito Nelson Marchezan Junior, então, levou lojistas a procurarem a coluna tentando entender até onde vai a permissão para o funcionamento. A coluna buscou contato com o prefeito e com secretários municipais para esclarecer a dúvida dos varejistas. Nelson Marchezan Junior respondeu que a questão será analisada hoje e, portanto, devemos ter alguma posição ainda nesta quinta. Pouco antes, o titular da pasta de Desenvolvimento Econômico de Porto Alegre, Leonardo Hoff, também disse que o assunto está sendo discutido e que retornaria depois à coluna, pois estava em uma reunião com representantes de academias, que, aliás, é outro segmento econômico que tem solicitado flexibilização de funcionamento na Capital.
Considerando os mais de cem dias de portas fechadas durante a pandemia, a abertura com vendas no domingo de Dia dos Pais é bastante relevante. As entidades empresariais de varejo também não sabem responder e aguardam ser comunicadas do detalhamento da medida, enquanto também esperam retorno da proposta enviada na terça para retomada de atividades econômicas nas próximas semanas (clique aqui para ler na íntegra). O governo do Estado esclarece que as prefeituras podem ter regras mais rígidas. Mas não pode implantar medidas mais brandas durante a pandemia do coronavírus, o que seria o caso de Porto Alegre autorizar o funcionamento ao domingo.
Sobre o impacto da decisão estadual, leia: A notícia que sacudiu positivamente lojistas gaúchos nesta terça
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da colunista
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GaúchaZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.