Batendo o ponto praticamente dia sim dia não nas últimas semanas, a coluna perguntou para o prefeito de Porto Alegre nesta manhã se havia a possibilidade de ampliação de horários e até a autorização para o comércio não essencial abrir no sábado. Foi o pleito principal das entidades empresariais em reunião na terça-feira (25) com Nelson Marchezan Junior. Ele sinalizou, como já tinha feito antes e até no encontro desta semana, que a equipe analisa liberar outras atividades que ainda estão restritas antes de flexibilizar mais o varejo de rua e dos shoppings.
- Talvez os velórios tenham alterações, assim como feiras em praças abertas.
O comitê de enfrentamento ao coronavírus em Porto Alegre tem reuniões diárias. Nada impede que ocorram definições diferentes, mesmo que não seja o provável nesta semana. O prefeito os indicadores de saúde de cada dia são considerados. Por isso, não descarta tomar decisões e liberar atividades em cima da hora. Na reunião, sinalizou que era mais provável ampliar o funcionamento do varejo a partir da semana que vem.
- Me parece que devemos esperar mais alguns dias para compor mais informações, o acúmulo delas.
Os indicadores desta semana começaram a mostrar o reflexo na pandemia da reabertura de atividades econômicas, iniciada pouco antes do Dia dos Pais. Começou com lojas e serviços, passando para a construção civil e outros setores.
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da colunista
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GaúchaZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.