Empresa de produção de calçados que trabalha com sistema integrado para a Calçados Beira Rio, a DS Atelier de Calçados deve abrir três novas unidades em Venâncio Aires, no Vale do Rio Pardo, até 2021. Segundo a prefeitura, a primeira deve ser instalada a curto prazo para operar já em setembro de 2020. As outras duas estão projetadas para janeiro e fevereiro do próximo ano. Cada uma das novas unidades deve gerar cerca de 250 empregos. Além disso, a estimativa é que cada fábrica tenha um faturamento de cerca de R$ 1,2 milhão por mês.
Em março, houve um incêndio de grandes proporções na unidade da Calçados Beira Rio em Mato Leitão. Na ocasião, houve a demissão de 600 funcionários e a maior parte era formada por moradores de Venâncio Aires. A partir disso, começaram as tratativas e projetos para realocar a mão de obra. Segundo o prefeito Giovane Wickert, a empresa optou por trabalhar com unidades de porte menor no sistema integrado.
Após o encontro entre prefeito e representantes da empresa, houve uma visita a alguns pavilhões disponíveis na cidade. O próximo passo é a entrega da carta de intenções para prefeitura. A Beira Rio, que não quer se manifestar nem sobre o investimento nas novas unidades, reduziu o quadro de funcionários em R$ 1,5 mil pessoas durante a crise provocada pela pandemia. As novas operações, portanto, vão repor parte desses funcionários. A companhia informou à coluna na ocasião que as dispensas foram distribuídas em vários municípios onde atua para não sobrecarregar o desemprego em poucos locais.
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da colunista
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GaúchaZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.