O mercado de tecnologia da informação (TI) é um dos que sofre por falta de profissionais para atuação e, no meio da crise, tem gerado vagas de emprego, como a coluna observa. Seja porque, muitas vezes, os profissionais conseguem trabalhar mais remotamente, seja porque o próprio home office exige bastante esse tipo de investimento por parte da empresa. Com isso, uma consultoria de tecnologia do Rio Grande do Sul, a Viaflow, está oferecendo um serviço para qualificar jovens sem experiência ou formação específica em TI de acordo com a demanda específica da empresa que contrata o programa.
Conhecido como FlowTalents, o programa dura 15 meses com aulas teóricas e práticas de forma intensiva, já atuando nas empresas. É um curso gratuito e remunerado para o estudante, que precisa se inscrever e passar por uma seleção. Até o momento, já foram feitas quatro turmas com mil inscritos e 100 selecionados. Desses, aproximadamente 50% já foram efetivados, seja em empresas ou na própria Viaflow.
Uma das organizações que usou o programa foi a Dimed, com sede em Eldorado do Sul (RS) e dono das farmácias da marca Panvel. Assim como o varejo como um todo, o grupo acelerou a transformação digital durante a pandemia. Desde que o coronavírus atingiu a economia as vendas online da empresa dobraram, segundo o último relatório enviado aos acionistas.
- O programa alinha de forma mais rápida, customizada e prática a demanda das empresas por profissionais à necessidade de colocação profissional por parte de jovens. Muitos deles, com pouca formação - afirma Graziele Rossato, CEO da Viaflow.
Da turma formada para a Dimed, inicialmente com 10 alunos e com foco nas tecnologias elencadas pela empresa, dois participantes foram selecionados. Eles seguirão para uma nova fase que será uma espécie de estágio na empresa.
Nova turma
O programa está com vagas abertas para uma nova turma de jovens profissionais. Quem estiver interessado pode se inscrever pelo site da Viaflow.
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da colunista