A General Motors (GM) programou a retomada na produção de veículos também no complexo de Gravataí, na região metropolitana de Porto Alegre. O primeiro turno tem volta prevista para o dia 15 e o segundo, em 22 de junho. Até as sistemas já estão disparando comunicados com as definições. Procurado, o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Gravataí, Valcir Ascari, confirmou as datas da programação e acrescentou que serão adotados diversos protocolos de higiene e segurança.
O assunto é monitorado pela coluna desde março, quando a montadora decidiu pela suspensão com o avanço do coronavírus no Brasil. Havia agora grande expectativa, ainda mais após o retorno, mesmo que parcial, ter ocorrido em Joinville (SC) e São Caetano do Sul (SP).
Segundo o sindicato, ainda não há definição sobre o terceiro turno. Também não foi definido ainda o número de funcionários que retornarão ao trabalho agora. Segundo sindicalista, o complexo da GM gera mais de 5 mil empregos, considerando a montadora e as sistemistas, que são as fornecedoras instaladas no local.
Após ter antecipado a parada da produção, a General Motors (GM) acertou ainda em março com o Sindicato dos Metalúrgicos de Gravataí a suspensão do contrato de trabalho dos funcionários. O combinado seria por até quatro meses, mas a empresa já avisava que o prazo seria reavaliado periodicamente.
A parada na GM, com toda a situação do setor, gera um efeito em cadeia. Tanto que Gerdau e GKN também suspenderam a produção nas semanas seguintes, com interrupção de contratos ou redução de jornada e salários. Foram atingidas pela decisão as unidades de Porto Alegre e de Charqueadas.
Desempenho de abril
A produção e vendas das montadoras começaram a se recuperar em maio depois de um mês praticamente paradas. Segundo números divulgados pela Anfavea, entidade que representa as montadoras, foram produzidos 43,1 mil veículos, alta de 2.232,4% sobre abril, mas queda de 84,4% sobre o mesmo do ano passado.
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Siga Giane Guerra no Facebook
Leia mais notícias da colunista