Exatamente 41% das vendas de imóveis fechadas pela MRV no Rio Grande do Sul durante o último mês foram pela internet. Maior construtora do país e com sede em Minas Gerais, a empesa lançou em março, na largada da pandemia, uma plataforma que permite a compra de apartamentos em um processo completamente digital. A empresa, no entanto, não informou para a coluna o número de unidades comercializadas ou como foi o desempenho de vendas na comparação com um período normal.
Segundo o gestor comercial da MRV no Estado, Marcello Rosito, a venda online, portanto, é tendência até para apartamentos. Para isso, usa tecnologias de visita virtual do imóvel, inclusive.
- Já estávamos com o objetivo de oferecer a opção de venda 100% online para os clientes e o isolamento social só acelerou - comenta Rosito.
Uma das pessoas que comprou o apartamento sem sair de casa foi o programador de sistemas Vitor Furini, de 24 anos. Entre o momento em que falou com a corretora e o que assinou o contrato, se passaram 18 dias.
- Recebi o contrato pela plataforma da empresa, não precisei assinar na hora e tive tempo de ler - explica Furini.
Carros também no online
Um case interessante foi da rede de concessionárias Jardine Sponchiado. A empresa ficou com as lojas fechadas por algumas semanas. Quando voltou, turbinou descontos e a venda pelo WhatsApp. Nos primeiros dias, comercializou 60 carros da Chevrolet, da GM, pela internet, contou para a coluna o gerente de Operações da Sponchiado Jardine Chevrolet, André Spolidoro. Na ocasião, ele disse que estava com 75% da equipe trabalhando. Continuando assim, a empresa teria um "bom maio".
- Consideramos também que havia demanda reprimida, principalmente para serviços. Porém, muitos clientes não querem ainda tirar o nariz de casa, ou seja, há mais demanda reprimida ainda. Sem futurologia, mas dá para sentir que teremos boas oportunidades nesse novo momento - detalha o gerente.
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Siga Giane Guerra no Facebook
Leia mais notícias da colunista