Com mais pessoas em casa durante a pandemia do coronavírus, aumentou o número de compras feitas pela internet. Inclusive, claro, para vinhos. A Vinícola Miolo registrou um aumento de 62% nas vendas online durante o mês de abril, comparando com o mesmo período do ano passado. São 120 rótulos, com preços que vão de R$ 12,97 até R$ 424,62.
Há oito anos vendendo também em plataformas digitais, a Miolo vem trabalhando para intensificar as vendas por e-commerce. A ideia é que, em cinco anos, o canal já represente 10% do faturamento da vinícola.
- Acreditamos que as vendas online seguirão em alta nos próximos meses. Estamos trabalhando numa nova plataforma e na oferta de kits que atendam a demanda deste consumidor que está em casa - comenta Eduardo Lapenda, responsável pelo setor na Miolo.
Uma das estratégias durante a pandemia foi de oferecer frete grátis em todo território nacional para compras acima de seis garrafas. A loja virtual vende todos os rótulos da vinícola, entre vinhos e espumantes.
Safra lendária
A vinícola Miolo, com sede em Bento Gonçalves e três unidades instaladas no Rio Grande do Sul, relata resultados muito positivos na safra de 2020, realizada de janeiro a março. O maior destaque foi para o Vale dos Vinhedos, que teve a melhor colheita de sua história. Foram 403 mil quilos de uvas colhidas em um período de 72 dias num espaço de 100 hectares.
Em Candiota, a operação colheu 2,1 milhões de quilos de uvas até o dia 20 de março. Já em Santana do Livramento, última região gaúcha da Miolo a entrar na safra, foram colhidos 4,3 milhões de quilos de uva em 450 hectares.
Agora, a força de trabalho da vinícola parte para a unidade que a empresa tem no Vale do São Francisco, na Bahia. A colheita começa em abril e passa por dois ciclos, terminando em fevereiro de 2021. Assim, a produção anual final da Miolo ficará em 10,57 milhões de quilos de uva e, aproximadamente, 10 milhões de garrafas de vinho.
Os resultados positivos são comparados, pela Miolo, com os de 2018. Na época, o enólogo Adriano Miolo denominou a safra de "lendária". Agora, a empresa já confirma a segunda edição da série.
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
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