Reaberta após a flexibilização das restrições provocadas pela pandemia em Porto Alegre, a cafeteria Forcaffé está com cerca de metade do movimento dos clientes. Mas o empresário Silvio Formenton avalia que começou bem e "vai andar". O delivery adotado durante o fechamento ajudou, mas não salva uma operação, diz ele.
- A receita é ajustar e evoluir com a melhoria no movimento - projeta Formenton.
Para quem não lembra, a marca foi uma sensação entre leitores da coluna quando foi criada, no ano passado, porque é inspirada na norte-americana Starbucks. Mas, além do logo adaptado, a empresa tenta dar um toque local. Inclusive, vende na safra suco de bergamota, que voltou a ser comercializado há poucos dias.
Após tentar por mais de um ano abrir um Starbucks em Porto Alegre, o empresário Silvio Formenton desistiu e criou uma cafeteria com o mesmo conceito da rede norte-americana. A loja da Forcaffé fica na Rua Vigário José Inácio, 245, bem no Centro Histórico.
A empresa tem, portanto, café próprio e diversos outros produtos, como salgados e doces. Agora na pandemia, passou a vendê-los pelo aplicativo iFood. Para marcar a entrada no canal digital, apostou em cestas para o Dia das Mães com entrega em Porto Alegre e Região Metropolitana.
O que mais chama a atenção é o logo da Forcaffé, que ficou muito - mas muito - parecido com o da Starbucks, inclusive na cor verde, reconhece o empresário Silvio Formenton. A marca gaúcha usou a figura estilizada da Salamanca do Jarau, lenda gaúcha sobre uma princesa moura. Já a marca norte-americana usa a imagem inspirada em uma sereia.
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
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