Guilherme Chagas Gerdau Johannpeter foi eleito presidente do Conselho de Administração da Gerdau. A reunião ocorreu nessta quinta-feira (16). Ele tem 48 anos e será o executivo mais jovem a assumir essa presidência nos 119 anos de história da empresa.
Guilherme Johannpeter é formado em Direito e possui MBA na Kellogg School of Management. Começou sua carreira na Gerdau em 1985, passando pelas áreas jurídica, comercial e operações da companhia no Brasil e nos Estados Unidos. Em 2014, regressou ao Brasil e passou a integrar o Comitê Executivo Gerdau na posição de vice-presidente executivo.
Ele substituirá Claudio Johannpeter, que passará a ocupar a vice-presidência do Conselho de Administração da Gerdau. O executivo assumiu o cargo de presidente do Conselho de Administração em janeiro de 2015, como parte da implementação de uma nova estrutura de governança corporativa da empresa.
Em 2017, a família deixou o comando executivo da Gerdau. Na ocasião, o então diretor-presidente, André Bier Gerdau Johannpeter, e os vice-presidentes Executivos Claudio Johannpeter e Guilherme Chagas Gerdau Johannpeter, passaram a atuar exclusivamente nos Conselhos de Administração. Atualmente, a sede da Gerdau fica em São Paulo, para onde foi transferida do Rio Grande do Sul.
Fábrica de Charqueadas
No final de março, a Gerdau decidiu suspender por 15 dias a produção na fábrica de Charqueadas. Para isso, foram antecipadas as férias dos trabalhadores. A decisão tinha sido tomada devido à redução significativa da demanda pelos setores atendidos pela empresa, principalmente o automotivo, durante a pandemia. A coluna questionou a empresa nessa quinta sobre a retomada das atividades e ainda aguarda um retorno.
A fábrica de Charqueadas tem cerca de 700 trabalhadores. No local, a Gerdau produz aços especiais e o principal cliente é a indústria automobilística. No ano passado, já tinha adotado o chamado lay off na unidade, que é a suspensão do contrato de trabalho quando a companhia precisa reduzir produção.
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Siga Giane Guerra no Facebook
Leia aqui outras notícias da colunista