Mesmo com cláusulas no contrato que excluem indenização em caso de pandemias, diversas seguradoras estão mudando o entendimento. A coluna teve acesso a comunicados enviados a clientes pelas empresas, dizendo que serão pagos os seguros em casos relacionados à covid-19.
Não há, no entanto, orientação formal das entidades de setor, conforme pesquisou a coluna. Não houve nem mesmo uma decisão judicial, que poderia ser o motivo. Segundo o corretor Jorge Kath, da Bika Corretora de Seguros, a flexibilização está acontecendo, em especial, nos seguros de vida.
- Quando começou a pandemia, fiquei muito preocupado. Como explicaria para os clientes que não costumam ler os contratos? Ainda não são todas as seguradoras que decidiram pagar as indenizações, mas a maioria tá aceitando.
Tudo indica, então, que é uma questão de bom senso mesmo das empresas seguradoras. Cada uma faz flexibilizações específicas, sejam gastos hospitalares, invalidez, morte ou auxílio funeral.
No caso de aluguéis, como a coluna já falou aqui, também está ocorrendo uma flexibilização. Quem observa isso é o advogado Cauê Vieira. Segundo ele, a maioria dos seguros de contrato de aluguel exclui pandemias das coberturas, mas algumas seguradoras estão orientando que se acate os pedidos.
- E, para quem tem o diagnóstico da covid-19, é pacífico que se aplicam as regras de incapacidade temporária de trabalho para seguros prestamistas.
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Siga Giane Guerra no Facebook
Leia mais notícias da colunista