Correção: A Fepam havia informado que a empresa Dado Bier tinha recebido uma licença prévia, mas o empreendimento já tem a licença de instalação, que permite o início das obras.
Com a equipe trabalhando em home office, a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) emitiu licenças para três empreendimentos no Rio Grande do Sul. Um deles é da Coprel Cooperativa de Energia, que solicitava autorização para estrutura de linhas de transmissão em Marau. O documento vale até 2021.
No caso da Fruki, é uma licença já para a instalação da fábrica nova da empresa em Paverama. Conforme o documento da Fepam, a unidade produzirá água mineral, cerveja e outras bebidas, como sucos, energéticos e refrigerantes. A autorização abrange uma área construída de 25 mil metros quadrados. A expectativa é de que gere 163 empregos. O documento vale até 2025.
O terceiro e último documento é uma licença de instalação para a empresa Dado Bier construir uma fábrica de cerveja em Três Cachoeiras. A unidade deve ser erguida na BR 101, conforme a solicitação feita à Fepam. O terreno tem 28 mil metros quadrados e a indústria deve gerar 35 empregos. O terreno já está sendo trabalhado, inclusive.
Lembrando que as autorizações foram solicitadas antes da pandemia de coronavírus. Muitas empresas estão revisando seus planos neste momento.
Em março, as equipes da Fepam produziram 636 documentos nesse sentido. Entre eles, estão certificados, declarações, autorizações e licenças. Os destacados nesta coluna são os maiores.
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Siga Giane Guerra no Facebook
Leia aqui outras notícias da colunista