O mercado imobiliário, assim como outros setores, também está tendo que se reinventar para continuar funcionando durante a pandemia do coronavírus. Entre os destaques, está a venda e o aluguel de imóveis feitos completamente por meios digitais.
A CP Imóveis, por exemplo, realizou na última quinta-feira (1º) a assinatura do primeiro contrato de venda totalmente digital, sem o encontro presencial das partes. Foi para um imóvel da zona norte de Porto Alegre.
- Passávamos horas conversando sobre os processos digitais, de forma a tranquilizar o cliente. Foi uma negociação simples e muito prática para concluirmos, já que garantimos a mesma segurança jurídica da venda presencial - comenta a corretora Vanessa Silviera.
Segundo o diretor Marcelo Ely, os clientes já tinham visitado o imóvel há algumas semanas, mas não tinham concluído a transição. Toda a formalização da proposta, das emissões das certidões até a assinatura do contrato, foi 100% online. A aposta agora é nas "tours" virtuais pelos imóveis à venda.
Outra imobiliária que aderiu a estratégias digitais foi a Guarida Imóveis. A empresa lançou a plataforma Aluguel Express e consegue realizar todo o processo de locação de maneira online. O interessado entra no site, escolhe entre as ofertas, tem a possibilidade de fazer a transação se apresentar o fiador e não precisa ir até um cartório, pois a assinatura digital. Depois, as chaves são entregues por delivery. Segundo a empresa, é um processo de pode ser feito todo até no mesmo dia, incluindo a vistoria do imóvel.
Segundo a diretora de aluguéis da Guarida, Júlia Dal Santo, há ainda um aplicativo para condomínios. Nele, síndicos e moradores podem emitir segunda via de boleto, enviar comunicados e cobranças por e-mail e SMS, contratar seguros, além de um marketplace onde se pode contratar serviços de reformas e pequenos reparos.
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Siga Giane Guerra no Facebook
Leia aqui outras notícias da colunista