E os golpes usando marcas seguem surgindo nos grupos de mensagens do WhatsApp, mesmo em período de pandemia. Dessa vez, uma mensagem que circula diz que a Heineken estaria doando quatro barris de cerveja para a pessoa que clicar no link. A empresa, no entanto, informação que a promoção não existe, que é falsa.
A mensagem pode enganar ainda mais o usuário porque, ao clicar no link, o template simula um site da Heineken. No entanto, é preciso ter muito cuidado. Essas mensagens sinalizam ser o chamado "phishing", termo usado para golpes aplicados por criminosos para pegar dados dos usuários.
"Todas ações e promoções do Grupo Heineken no Brasil são divulgadas nos canais oficias das marcas e podem ser confirmadas pelo Serviço de Atendimento ao Consumidor, pelo 0800 888 1010, ou pelo e-mail sac@heineken.com.br", diz o desmentido da empresa.
Segundo o dfndr lab, laboratório especializado em segurança digital da PSafe, em 24 horas, 360 mil usuários clicaram no link ou compartilharam as mensagens da falsa promoção.
Desde que a pandemia de coronavírus se intensificou pelo Brasil e pelo mundo, várias mensagens falsas começaram a circular em grupos de conversas e pelas redes sociais. A coluna já desmentiu que a Ambev iria parar sua produção de bebidas por conta do vírus. Também informou que era falso que a Cacau Show iria dar ovos de Páscoa para quem ficasse em casa.
Segundo Emilio Simoni, diretor da dfndr lab, os golpistas se aproveitam de temas em alta para desenvolverem novos golpes.
- Os links maliciosos mais uma vez utilizam o nome de uma grande marca e com isso conquistam a atenção e confiança das pessoas - diz.
Como a coluna já vem falando a bastante tempo, a melhor forma de se prevenir é desconfiar, como já dizia o ditado, quando a esmola é demais. Não tem almoço grátis, nem cerveja. Quando surgir promoções assim, o mais aconselhável é entrar em contato pelos canais oficiais das empresas citadas nas mensagens e conferir.
No início do mês, o WhatsApp restringiu, novamente, o encaminhamento de mensagens, em um esforço para conter a expansão de notícias falsas sobre a pandemia de coronavírus. Segundo a nova política, o usuário só pode reenviar certas mensagens a uma "conversa" por vez, a fim de impedir a propagação rápida de conteúdo alarmante e que possa ser falso.
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
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