Para sobreviver à crise provocada pelo coronavírus, o empresário Rogério Arboitte tomou uma medida diferente para seu negócio em Porto Alegre. Ele "envelopou" a sua loja de colchões, que é a Sleep Shop. Assim, por um tempo indeterminado, a operação ficará completamente fechada, sem funcionar nem mesmo para vendas pela internet.
- Devolvemos a chave do aluguel e colocamos os produtos que não foram vendidos em um depósito. Agora, vamos esperar a situação se acalmar. É uma empresa de 20 anos. Se ficássemos abertos agora, em quatro meses perderíamos tudo que foi construído - comenta Arboitte.
Para tomar essa atitude, o empresário destacou que tinha todas as contas em dia, além de uma saúde financeira que permite que a loja fique fechada por até um ano. Visivelmente triste com a situação durante a entrevista, Rogério Arboitte enfatizou que a medida é para não ter de fechar de vez no futuro.
- Assim, a gente consegue resguardar a loja. Essa situação é como dirigir na neblina. Você pode continuar dirigindo e, ali na frente, bater o carro, ou você pode parar de dirigir e esperar a neblina baixar. É isso que estamos fazendo, esperando a neblina baixar - comenta.
Para isso, teve que demitir dois de seus quatro funcionários. Os outros dois firmaram um acordo para continuar recebendo parte do salário enquanto a loja estiver fechada. Sobre o futuro, o empresário não é tão otimista:
- Esperamos voltar o quanto antes, mas eu não vejo muitas perspectivas. Acho que vamos ter um ano caótico, de venda, instabilidade política e médica.
A cartela de clientes já está sendo avisada sobre o fechamento. Arboitte espera inspirar outras empresas que talvez possam fazer o mesmo, para que não precisem fechar de vez.
- A gente resolveu preservar, e não quebrar. Acho que o nível de empresas fechando será muito grande. Para não precisar fazer isso, a gente resolveu parar antes. Paramos no primeiro momento. Quando tudo tiver normal, quando não tiver mais neblina, a gente volta - acrescentou
Saiba mais, no programa Acerto de Contas. Domingos, às 6h, na Rádio Gaúcha. Ouça aqui:
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Siga Giane Guerra no Facebook
Leia aqui outras notícias da colunista