Rede de farmácias com forte atuação no Estado, a São João implementou o Sistema de Prescrição Digital para as suas unidades. Com ele, o médico pode fazer a prescrição do medicamento através de meios eletrônicos. Assim que o médico determinar a medicação, o paciente recebe, via aplicativo ou mensagem de texto, um código de prescrição. Com ele, pode solicitar o remédio para entrega em casa ou ir até uma farmácia da São João para retirá-lo.
Já são 50 mil médicos que fazem parte do Sistema de Prescrição Digital, que é uma plataforma gratuita. O médico pode acessar pelo site da Memed. Já o paciente pode usar o aplicativo ou o link recebido pelo SMS, que é o torpedo no celular.
Segundo o presidente da Farmácias São João, Pedro Brair, todas as lojas da rede já estão habilitadas para o sistema. A empresa tem mais de 700 operações na região Sul.
De acordo com resolução publicada no Diário Oficial da União em 24 de março, a Anvisa autoriza a comercialização do remédios de uso controlado de forma remota. Porém, mantém a obrigatoriedade de apresentação da prescrição médica física para a apreciação do farmacêutico. Outra alternativa é a apresentação da receita eletrônica, com a assinatura digital do médico.
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Siga Giane Guerra no Facebook
Leia aqui outras notícias da colunista