Uma pesquisa realizada pelo Sindilojas Porto Alegre mostra como a pandemia do coronavírus está impactando no comércio da Capital. Ao todo, foram entrevistados 442 lojistas. Segundo uma das perguntas disponibilizadas para a coluna, 64,3% dos empresários não estavam com seus negócios funcionando durante a pesquisa, o que já sinaliza o grande impacto.
Foram interessantes também as perguntas sobre o uso pelos varejistas das medidas do governo federal flexibilizando regras trabalhistas para evitar uma onda ainda maior de demissões. A suspensão do contrato de trabalho foi mais citada até do que a redução da jornada de trabalho, mecanismos que podem e devem ser acionados neste momento. Inclusive, eles foram citados como boa alternativa pelo presidente do Sindicato dos Lojistas de Porto Alegre, Paulo Roberto Kruse, quando enviou à coluna um apelo para que os colegas de setor atuem como honestidade e correção no enfrentamento da crise.
- A empresa também tem uma função social - disse ele, pedindo que preservem empregos e contratos.
Veja mais informações da pesquisa:
Chamou a atenção que, entre os que não tinham e-commerce, apenas 37,8% adotaram o canal novo de vendas durante a pandemia. Claro que é difícil iniciar a operação tão rapidamente, mas a expectativa é de que os 62,2% restantes façam o mesmo em breve:
- Eles precisam considerar o e-commerce para garantir que seus negócios seguirão abertos durante a crise e se manterão quando ela passar - reforça Thais Del Pino, coordenadora do Núcleo de Pesquisas do Sindilojas Porto Alegre.
Presidente do Sindilojas Porto Alegre, Paulo Kruse encaminhou um áudio para coluna nos últimos dias fazendo uma reflexão sobre a atuação situação do varejo. Chamou a atenção quantas vezes ele defendeu que os empresários enfrentassem o momento com honestidade. Para ele, é importante que as empresas saibam que, além da questão econômica, elas têm uma função social. Leia mais: "O lojista deve ser honesto, ele tem uma função social", pede presidente de entidade de varejo de Porto Alegre
Confira o áudio do presidente do Sindilojas no programa Acerto de Contas. Domingos, às 6h, na Rádio Gaúcha. Ouça aqui:
Abaixo, um vídeo do empresário para o Jornal do Almoço, da RBS TV, falando do que espera para o decreto do governo gaúcho que será divulgado na tarde desta quarta-feira (15):
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Siga Giane Guerra no Facebook
Leia mais notícias da colunista