As vendas totais do varejo da Região Sul cresceram 26,3% entre os dias 16 e 22 de março na comparação com a semana anterior. O recorte regional foi enviado pela Nielsen Brasil para a coluna e busca identificar o comportamento do consumidor logo após a pandemia do coronavírus ter sido declarada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 11 de março, quando as medidas de isolamento começaram a ser adotadas. Segundo a consultoria, o aumento foi puxado pela venda de commodities, limpeza e mercearia, com um destaque especial para a disparada na busca por notebooks. Ou seja, o consumidor foi às compras para garantir produtos para o período de restrições da covid-19.
Na cesta de commodities, o destaque vai para arroz, leite, feijão e açúcar. No país, o levantamento considerou cerca de 150 estabelecimentos de varejo. Produtos de limpeza em destaque foram luvas, produtos de máquina de lavar louça, panos de limpeza, álcool, desinfetantes, detergentes líquidos, concentrados de limpeza e sabão em pó.
- A maneira como consumimos está em transformação - diz Fernanda Vilhena, gerente de atendimento ao Varejo da Nielsen Brasil.
Na cesta de mercearia, aumento destaque nas massas, peixes enlatados, molhos de tomate e vitaminas. Curiosidade para a queda forte na venda de gomas de mascar. A cesta de perecíveis também cresceu, com a venda de carnes congeladas, pão de forma, pão de queijo e massas para pizza congeladas. A venda de bebidas, no entanto, caiu.
A cesta de higiene e beleza teve alta com destaque para a venda de papel higiênico (+76,1%, pelo dado nacional), o que não surpreende. Mas foi puxada também por sabonetes, creme dental, esponjas, escovas, toucas e lenços umedecidos.
Não há dado regional neste caso, mas a Nielsen identificou uma disparada na venda de notebooks no país: +112,4%. Certamente, pela necessidade gerada pelo home office, já que várias empresas adotaram o teletrabalho durante a pandemia, um hábito que tende a ficar. Com isso, a comercialização do equipamento atingiu o patamar da Black Friday de 2019.
A Nielsen Holdings é uma empresa global de mensuração e análise de dados. Foi fundada há mais de 90 anos e fornece informações para empresas usarem nas suas estratégias de negócios.
Mais alguns desempenhos na Região Sul na semana de 16 a 22 de março, na comparação com a semana anterior:
Autosserviço: +28,7%
Atacarejo: +26,9%
Farmacêutico: +17,8%
Vendas totais: +26,3%
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Siga Giane Guerra no Facebook
Leia mais notícias da colunista