O Banrisul já contabiliza mais de 90 mil pedidos de clientes para prorrogação de dívidas. Não necessariamente todos foram aceitos pelo banco, claro. Mas esse número não foi divulgado. A possibilidade vale para pessoas físicas, mas também para micro e pequenas empresas. Ela foi anunciada há 15 dias logo após os cinco maiores bancos do país terem feito um acordo com a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) para adiar o vencimento dos débitos.
Podem ser enquadradas na flexibilização do banco as operações de crédito já existentes nas modalidades pessoal, rural, imobiliário e desenvolvimento. O cliente deve solicitar a análise pelo aplicativo do Banrisul, ou seja, não precisa ir até uma agência física, o que deve ser evitado durante a pandemia de coronavírus.
As operações são renegociadas nas mesmas condições do contrato original, diz o banco. Pode ocorrer o adiamento de duas parcelas para crédito pessoal para clientes pessoa física e micro e pequenas empresas com faturamento mensal de até R$ 6 milhões, com 90 dias de carência e prazo total de 12 meses. No caso do financiamento imobiliário, as parcelas dos próximos 60 dias podem ser diluídas nas prestações ao longo da vigência do contrato. Nas operações de crédito rural, podem ser prorrogadas as dívidas dos próximos 90 dias, e as operações de desenvolvimento oferecem a possibilidade de adiar até seis parcelas.
Cartão de crédito, cheque especial e crédito consignado não entram na negociação. Leia mais: Perguntas, respostas e queixas sobre a prorrogação do vencimento de dívidas com bancos
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
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