Uma nota divulgada pela Associação Brasileiras de Lojistas de Shopping (Alshop) sobre aluguéis durante o período da pandemia do coronavírus animou lojistas, que questionaram a coluna sobre a possibilidade. No texto, o presidente da entidade, Nabil Sahyoun, fala que o pagamento de março seria proporcional e adiado, e não haveria cobrança nos meses em que os shoppings ficassem fechados.
A coluna sabe que uma isenção de aluguel de loja em shopping não é tão simples assim e ficou desconfiada. Pois a Associação Brasileira dos Shoppings Centers (Abrasce) não tem o mesmo posicionamento informado na nota da Alshop. Na orientação aos shoppings brasileiros, ela fala na suspensão da cobrança durante o fechamento como uma "boa prática", mas não é uma isenção: "mantendo-se exigibilidade do aluguel para uma posterior definição sobre o assunto." Ou seja, é um adiamento, que poderá - ou não - virar isenção, redução ou até manutenção dos valores.
O presidente da Abrasce, Glauco Humai, diz estar dialogando com entidades de lojistas, em especial os menores que são chamados de "satélites". No entanto, enfatiza que cada shopping, lojista e contrato têm realidades distintas. Reforça que cada empreendimento deverá encontrar sua solução, não havendo uma orientação setorial:
"Posturas como essas e outras de caráter emergencial e sem renúncia de direitos de parte a parte podem, conforme o caso, harmonizar-se com as dificuldades dos envolvidos e concedem o tempo necessário a que os Governos, nas três esferas federativas, apresentem a sua parte de cooperação neste momento de crise.", diz parte do comunicado da Abrasce aos shoppings.
Ou seja, tudo indica que a negociação recém está começando e certamente trará concessões, já que todos estão sofrendo com a crise da pandemia. Uma fonte do setor de shoppings confirma que as negociações estão intensas, mas em busca de soluções "factíveis".
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Siga Giane Guerra no Facebook
Leia mais notícias da colunista