O isolamento voluntário tem sido uma medida consciente e que está sendo estimulada pelas autoridades de saúde para contenção do avanço do coronavírus. Com isso, o delivery cresce como opção para os consumidores, mas também para as empresas. Quem ainda não tem esse serviço tem de aproveitar e criar o canal com os clientes, até mesmo para evitar o grande baque de faturamento que a desaceleração da economia está sofrendo.
Presidente da Sociedade Brasileira de Virologia (SBV), Fernando Rosado Spilki recomenda cuidados mesmo com o delivery. Os funcionários que manuseiam os alimentos e até as embalagens já fechadas precisam tomar medidas rígidas de higiene, usando álcool gel com frequência. O consumidor também pode limpar o pacote que receber, já que o vírus sobrevive por várias horas. Alguns estudos têm falado até em mais de um dia.
— Além disso, deve-se evitar usar dinheiro como pagamento. Dê preferência para cartões onde apenas o consumidor toque. Melhor ainda se pagar pela internet mesmo, sem a necessidade do contato.
Supermercados
Rede de supermercados de Porto Alegre, a Supermago identificou uma alta de 24% no gasto dos clientes nas compras pelo Magodrive, braço da empresa para vendas pela internet. A média de produtos por pedido passou de 50 para 60 unidades. A previsão de vendas foi, inclusive, elevada em 20%.
— Conforme esses aumentos de demanda ocorrem, colocamos mais funcionários na separação de pedidos - afirma a diretora da rede, Patrícia Machado.
Como a procura nos supermercados foi alta no final de semana, gerando até fotos de prateleiras vazias, a coluna questionou Patrícia sobre o desabastecimento de produtos. Segundo a diretora, faltou apenas álcool em gel, mas a compra já foi feita e a previsão é chegar ainda nesta segunda-feira (16) nos unidades do Supermago.
Hortigranjeiros
Trabalhando com venda pela internet e entrega de frutas, verduras e legumes, o Chico Granjeiro teve cancelamento por parte de empresa para entrega em evento que foi adiado. Mas percebeu aumento nas encomendas de clientes pessoa física. Nesta segunda, os pedidos novos pelo site representam 10% do total de compras. Para atrair clientes, o frete é grátis para gastos acima de R$ 30.
Marmitas
Empresa que tem apostado na venda de marmitas com preços que parte de R$ 15, a Gastrô Comfort Food está se preparando para aumento das encomendas nesta semana. Seja por pessoas que farão home office quanto por quem está evitando frequentar restaurantes.
A sócia Samantha Anacleto conta que cuidados de higiente foram reforçados na última semana, além daqueles que já eram de praxe. A quantidade de álcool gel para funcionários foi aumentada, assim como para clientes que vão retirar os alimentos na sede do Gastrô.
— Disponibilizamos máscaras e reforçamos a quantidade de luvas disponíveis para os funcionários. Instruímos os trabalhadores para que evitem contato no ambiente da empresa e também fora dele, além de não frequentarem locais com aglomeração fora do horário de expediente. Sem contar que devem informar sobre qualquer sinal de mal estar ou resfriado.
Iogurte
Desde a semana passada, a fábrica de iogurtes Sans Souci identificou um aumento de 30% nas encomendas desde a semana passada para entrega direta na casa do cliente. Segundo a proprietária Sigrid Pesenatto, são consumidores que compravam eventualmente dessa forma e agora intensificaram os pedidos.
— Também recebemos contatos com urgência dos representantes de compra dos supermercados para repor o estoque, já que as vendas foram fortes no final de semana.
Até o Leão se adapta
Sem contar que estamos em pleno período de entrega do Imposto de Renda. Presidente do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis (Sescon-RS), Célio Levandovski também está adotando a coleta de documentos para clientes idosos. Hoje, também levou dinheiro para uma mulher de 95 anos.
— Tenho diversos clientes com mais de 80 anos e que não trabalham com internet banking de jeito algum.
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
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