Uma semana após as montadores avisarem que a fabricação de veículos pode parar em março por falta de peças vindas da China, redes de concessionárias já foram alertadas para que não aceitem grandes encomendas. E isso não se restringe a uma marca de carro, conforme fontes da coluna. Há um receio disseminado de não conseguir atender aos pedidos com o impacto que o coronavírus está gerando na cadeia mundial de produção.
Segundo a Associação Nacional de Fabricantes de Veículos (Anfavea) disse na última sexta-feira (6), a doença iniciada na China reduziu os envios para o Brasil. Quando há autopeças para envio, faltam navios ou o inverso, segundo a associação. Lembrando que a China é o maior fornecedor de autopeças para o Brasil, com 13% de um mercado estimado em US$ 13 bilhões, em 2019.
Na ocasião, a coluna procurou a General Motors (GM), que tem fábrica em Gravataí, na região metropolitana de Porto Alegre. Em nota, a montadora informou que está atenta ao avanço do coronavírus e suas implicações na cadeia produtiva junto aos fornecedores globais, mas que, até o momento, a produção local não foi impactada.
Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Gravataí, Valcir Ascari demonstra preocupação. Ele disse ter solicitado, inclusive, uma reunião de emergência com a direção da GM. No ofício do pedido para o encontro, sustentou a necessidade de preservação do terceiro turno de produção no complexo da montadora na região metrolitana de Porto Alegre, para manutenção dos empregos.
A retomada do setor automativo sustentou o crescimento da indústria e, por consequência, da economia do Rio Grande do Sul ao longo do primeiro semestre de 2019. O seu esgotamento, tendo a crise da Argentina entre os motivos, fez os indicadores gaúchos pisarem com força no freio na segunda metade do ano. Agora, o setor, que é essencial na matriz econômica do Estado, começa a dar sinais do impacto da pandemia do coronavírus.
A Anfavea também adiou o Salão do Automóvel de São Paulo, que aconteceria em novembro deste ano, para 2021. A mudança de datas aconteceu depois de uma série de desistências por parte das marcas, como Chevrolet e BMW.
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
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