Atuando há 34 anos no varejo para animais de estimação, a Cobasi trabalha hoje abrindo o que chama de "shoppings para pets". São megalojas não só para venda de produtos, mas também para o lazer das famílias com seus bichinhos. Aqui no Rio Grande do Sul, onde chegou em 2017, já são sete e outras três serão abertas em breve.
A próxima ficará em Pelotas, no shopping da cidade. A informação foi antecipada pela gerente de Marketing, Daniela Bochi, para o programa Acerto de Contas (domingos, às 6h, na Rádio Gaúcha). Por enquanto, as operações da Cobasi ficam em Canoas, Passo Fundo, Caxias do Sul e Porto Alegre.
— A loja de Pelotas será aberta ainda neste semestre. As outras ainda estão em negociação — detalhou Daniela.
Aliás, é na Capital gaúcha onde fica a maior loja da rede na região Sul do país. Há um parque indoor, com uma área onde tem até piscina de bolinhas para os animais brincarem.
Ainda com controle familiar, a Cobasi começou como uma agropecuária. Depois de algum tempo, três irmãos, inspirados no varejo dos Estados Unidos, resolveram transformar as lojas no que hoje conhecemos como pet shops.
— E são megalojas com, no mínimo mil metros quadrados. Convidamos as pessoas e seus animais para passearem. Costumamos dizer que nossos funcionários são "mediadores de afeto" — comenta a gerente de marketing.
Ela lembra que o conceito de "pet friendly", ou amigável para animais, é muito recente. Aliás, Daniela fala do orgulho que a Cobasi tem de estimular essa cultura nos locais onde se instala.
As lojas da Cobasi tem 20 mil itens. Além do segmento pet, também vende produtos de casa e jardim. Em março, abrirá a loja de número 100, que ficará em São Paulo. A expansão ocorre com capital próprio. Em 2019, o e-commerce da Cobasi abriu sua plataforma para o marketplace, isto é, empresas aprovadas começaram a usar o site da companhia como canal de vendas.
Saiba mais, no programa Acerto de Contas. Domingos, às 6h, na Rádio Gaúcha. Ouça aqui:
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Siga Giane Guerra no Facebook
Leia aqui outras notícias da colunista