Dentro do esperado, o preço da carne começou a cair, mesmo que lentamente. Isso apareceu na inflação de janeiro já, conforme o índice oficial divulgado pelo IBGE nesta sexta-feira (7). Na região metropolitana de Porto Alegre, o alimento ficou, em média, 1,05% mais barato. Parece pouco, mas foi o suficiente para puxar para baixo o índice geral de preços.
O grupo carnes considera desde a bovina e a suína, até frango, peixe e cordeiro. Há cortes que tiveram redução superior a 6% no mês passado.
— Tivemos uma alta muito grande no preço das carnes, nos últimos meses do ano passado, devido às exportações para a China e alta do dólar que restringiram a oferta no mercado interno. Agora, percebemos um recuo natural dos preços, na medida em que a produção vai se restabelecendo para atender ao mercado interno — analisa o gerente de Índice de Preços do IBGE, Pedro Kislanov.
A tendência é que caia mais e aumente a influência sobre a inflação de fevereiro. Na pesquisa feita pela UFRGS e divulgada pela Associação Gaúcha de Supermercados (AGAS), todos os cortes de carne bovina, que teve a elevação mais intensa no trimestre passado, tiveram recuo na primeira semana de fevereiro. As quedas variam de 0,61% até 0,90%.
Apesar do recuo, a redução é pequena e os preços ainda ficam longe dos valores registrados antes da disparada do final de 2019. E nem devem voltar aos patamares anteriores, segundo tem projetado a AGAS. A arroba do boi caiu em janeiro, mas as exportações seguem em alta, o que reduz a oferta de carne no mercado interno.
Abaixo, confira o preço médio por quilo dos cortes de carne bovina da última pesquisa nos supermercados gaúchos:
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Siga Giane Guerra no Facebook
Leia mais notícias da colunista