Será assinado nesta quarta-feira (19) o alvará de funcionamento para a empresa Mercado Livre, gigante mundial do comércio eletrônico. Está sendo implementado um centro de distribuição em Gravataí, na região metropolitana de Porto Alegre. O documento será entregue pelo prefeito Marco Alba.
O início da operação está previsto já para o primeiro trimestre de 2020. A área total é de quase 50 mil metros quadrados, com um faturamento estimado de R$ 450 milhões nos próximos cinco anos. O pavilhão fica em um condomínio logístico na RS 118.
O Mercado Livre responde por 33% do comércio online no Brasil. Nasceu em 1999, na Argentina, e já opera em 18 países. O investimento no Rio Grande do Sul se encaixa na estratégia recente da empresa de investir em unidades de serviços financeiros e pagamentos, além da abertura de centros de distribuição para reduzir prazos de entrega. O Mercado Livre enfrenta, por exemplo, o avanço da Amazon.
Secretário Municipal da Fazenda de Gravataí, Davi Keller Severgnini lembra que há várias outras grandes empresas no mesmo espaço logístico. Ele cita centros de distribuição da Ford e da Lebes como exemplos. Além disso, as redondezas da RS-118 estão ganhando novos empreendimentos na região de Gravataí. A coluna já noticiou a liberação do alvará para a Havan construir uma megaloja no local. Só a operação irá gerar 200 empregos.
Em novembro, o programa Acerto de Contas (domingos, às 6h, na Rádio Gaúcha) conversou com Leandro Bassoi, vice-presidente da Mercado Envios, que é do Mercado Livre. A pauta foi os planos da empresa para o RS. Relembre:
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Siga Giane Guerra no Facebook
Leia mais notícias da colunista