Fabricante e varejista de sapato infantil, a Calçados Bibi fez um estudo para identificar que seu produto realmente passa a sensação de andar descalço. Além de profissionais, como pediatras e ortopedistas, o trabalho contou com 50 crianças. Foram dois anos de pesquisa e o produto está sendo chamado pela empresa de "fisiológico".
— A gente nasceu de pé descalço e o ideal seria que a gente continuasse andando assim. Mas, por questões de segurança e de clima, a gente não consegue. Foi aí que entendemos que o calçado não deveria interferir na caminhada da criança. Principalmente, quando ela está em fase de desenvolvimento — explicou a gerente de estilo da Bibi, Rebeca Figur Schoenardie em entrevista ao programa Acerto de Contas (domingos, às 6h, na Rádio Gaúcha).
A marcha, ou seja, o jeito de caminhar foi analisado em crianças de 3 a 9 anos. Toda a pesquisa foi realizada no Rio Grande do Sul e os pequenos usavam sandálias, sapatilhas, sapatênis, tênis esportivos e também ficavam descalços.
— As crianças foram até o laboratório e caminhavam em plataformas que mediam as forças de reação do solo. A ideia era que as forças das crianças caminhando descalças e com calçados da marca fossem as mesmas — conta o coordenador da pesquisa, Rafael Baptista, professor da PUCRS. Segundo a empresa, a universidade atesta a pesquisa.
Praticamente toda linha da fábrica usa esse tipo de palmilha. Ficam de fora somente calçados usados por crianças que ainda não pisam no chão.
— O calçado influencia diretamente no desenvolvimento da postura, da coluna, na maneira como a pessoa anda. A gente tem um investimento alto em inovação nesse sentido. Em torno de 3% do nosso faturamento é direcionado para o desenvolvimento de produto. E tudo isso com materiais nobres, que transpiram — explica a gerente Rebeca.
Expansão
A Bibi segue expandindo para fora do país. A próxima cidade para receber uma unidade da rede é Arequipa, no Peru. Assim, são 123 unidades da marca, sendo oito delas internacionais, no Peru, na Bolívia, no Equador e na Romênia. Além disso, está presente em mais de 3,5 mil pontos de venda multimarcas e exporta os produtos para mais de 70 países.
Em 2020, a marca pretende implantar, ao menos, mais 10 unidades internacionais. O foco são os países da América do Sul.
Saiba mais, no programa Acerto de Contas. Domingos, às 6h, na Rádio Gaúcha. Ouça aqui:
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
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