Quadro Santa Maria de Negócios, no programa Acerto de Contas (domingos, às 6h, na Rádio Gaúcha). Com Amanda Boeira.
Com dois meses de funcionamento, um sistema de barbeiros delivery começou a funcionar em Santa Maria. O projeto juntou um barbeiro mesmo com um profissional da área digital e, segundo os sócios, tem dado certo.
A ideia da Your Barber surgiu da percepção de Raul Sales, que já era dono de uma barbearia da cidade, de que muitos clientes em potencial não tinham como ir até o estabelecimento. Seja pelo gasto com estacionamento, pelo tempo despendido ou mesmo, por exemplo, por estar internado, como já ocorreu com clientes. Com isso, ele e Augusto Mozzaquatro Mori começaram a organizar o site por onde o serviço é solicitado.
Mori explica que o sistema funciona assim: quem precisa do atendimento, mas não deseja ir até uma barbearia, entra no site yourbarber.com.br e faz um cadastro. Pelo próprio sistema, marca o horário, seleciona o serviço o pagamento e indica o endereço onde ele será feito. O profissional chega, de carro, estende um tapete e organiza o espaço para que o cliente receba o tratamento. A única coisa que é preciso ter no local é um banco.
— É possível escolher também o profissional que vai fazer o serviço. É a pegada da praticidade, para facilitar a vida de quem está sempre na correria. Pode ser atendido até no trabalho. E, depois, os barbeiros deixam tudo impecável como estava.
Conforme Mori, tanto o cliente quanto o barbeiro também têm vantagens. A praticidade para quem precisa do serviço é o principal ponto, mas também tem o custo, argumentam.
— É menor em comparação com o serviço de uma barbearia tradicional. Já o barbeiro, que normalmente recebe 35% a 40% do serviço prestado em um estabelecimento convencional, passa a receber de 65% a 70% do valor pago no app.
Além dos barbeiros, o site também terceiriza produtos de marca própria para cabelo e barba. São pomadas antiqueda e com efeitos para o cabelo e um "balm", produto usado para manter a barba macia.
Com o tempo, o serviço foi sendo reconhecido e a demanda foi crescendo. A ideia é que, a partir da metade de 2020, um app esteja disponível e, com isso, o serviço já seja feito em outras cidades.
— Já temos 16 cidades interessadas, até fora do Estado e do país. Mas antes disso, precisamos consolidar o aplicativo para fazer os atendimentos.
Hoje, a equipe funciona com os dois sócios, seis barbeiros autônomos e dois profissionais na publicidade. Há ainda uma equipe construindo o aplicativo, que deve ser disponibilizado para Android e iOS.
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
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