Antecipando o que detalhará na tarde desta quarta-feira (11), a Transmissora Aliança de Energia Elétrica S.A., mais conhecida como Taesa, confirmou para a segunda quinzena de janeiro o início das obras do projeto de construção da linha de transmissão para uma nova usina de energia e ampliação da atual em Santana do Livramento, na Fronteira Oeste. A informação foi repassada ao secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Calico Grisolia.
Serão mais de 500 quilômetros de linhas de transmissão, em um projeto da empresa que é um dos maiores grupos privados de transmissão de energia elétrica do Brasil. O investimento é de R$ 610 milhões e deve gerar 1,5 mil empregos durante a obra. A forma de como ocorerrá a seleção dos trabalhadores será detalhada ainda nesta tarde. A antecipação do cronograma tinha sido noticiada ainda em outubro pela coluna.
— O evento será aberto ao público e a empresa pretende tirar dúvidas sobre o projeto. Entre elas, como será a seleção para os empregos gerados na obra — informa Grisolia.
No leilão da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a fatia da Taesa foi chamada de Lote 12 e o projeto recebeu o nome de projeto Sant'Ana. Engloba os municípios de Santana do Livramento, Quaraí, Alegrete, Rosário do Sul, São Gabriel, Cacequi, Dilermando de Aguiar, Santa Maria, Alegrete, Itaqui e Maçambará.
Lembrando que o lote integra empreendimentos que foram arrematados pela Eletrosul em leilão ainda em 2014. A estatal não conseguiu tocar os projetos e houve nova licitação. Os investimentos totais superam R$ 5 bilhões e as estruturas são importantes, em especial, para o crescimento do setor eólico no Rio Grande do Sul. A energia a partir do vento é uma aposta no Estado e precisa ter como ser distribuída para que projetos de geração sejam tirados do papel.
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Siga Giane Guerra no Facebook
Leia aqui outras notícias da colunista