A Petrobras está aumentando o preço da gasolina nas refinarias. Conforme as tabelas no site da estatal, o aumento é de aproximadamente sete centavos. A elevação foi aplicada inclusive para o combustível vendido na Refinaria Alberto Pasqualini (Refap), em Canoas. Há poucos meses, a empresa passou a informar os valores detalhados conforme a refinaria.
É o segundo aumento aplicado pela Petrobras em novembro. No dia 19, houve uma alta de cinco centavos. Antes, o último reajuste tinha ocorrido em setembro. A Petrobras considera, basicamente, dois fatores para ajuste de preços de combustíveis: o preço do petróleo e o câmbio, que está com o dólar batendo recordes.
O preço é definido pela Petrobras apenas na refinaria. Já nas distribuidoras, o valor é decidido pelas próprias empresas, conforme seus custos e negociações. Postos de combustíveis consultados pela coluna falam em repasse de dez centavos para as bombas.
Segundo a última pesquisa da Agência Nacional do Petróleo (ANP), o litro da gasolina comum está custando, em média, R$ 4,52, no Rio Grande do Sul. Uma elevação de dez centavos representaria, portanto, aumento de 2,12%. A inflação acumulada de 12 meses está girando em torno de 3%.
Recentemente, já houve uma pressão de alta sobre a gasolina no Rio Grande do Sul devido ao aumento no preço do etanol nas usinas. Ele é, obrigatoriamente, adicionado à gasolina ainda nas distribuidoras.
Sobre combustíveis, leia também: Golpe da bomba baixa: saiba como evitar fraudes ao abastecer o carro
Em tempo, o diesel não teve elevação desta vez. A Petrobras também define o preço do combustível nas refinarias.
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Siga Giane Guerra no Facebook
Leia mais notícias da colunista