Quadro Fique de Olho no programa Acerto de Contas, com Francine Silva. Domingos, às 6h, na Rádio Gaúcha.
Competidor do circuito de triathlon Ironman, o atleta Lucas Pretto abriu em Porto Alegre um estúdio com bicicletas fixas no chão para serem usadas em aulas que simulam jogos. Nos termos da moda no segmento, é o que se chama de "bike indoor" e "gamificação". São conceitos adotados na academia que foi batizada de GiroBike Experience.
A estrutura foi instalada no Estúdio Pretto, no bairro Moinhos de Vento. Em entrevista ao programa Acerto de Contas (domingos, às 6h, na Rádio Gaúcha), o empresário gaúcho detalhou que a estrutura foi montada pensando tanto no atleta profissional, quanto em quem está começando e quer apenas perder peso.
— Com a gamificação, podemos jogar cargas diferentes em cada bicicleta. Todos vão estar na mesma rotação, vai parecer uma aula só, mas cada um vai estar realizando o treino no seu limite. É muito mais seguro e eficaz do que as aulas normais, onde todos precisam seguir o ritmo e o peso do treinador — explica.
A academia recebeu um investimento de R$ 300 mil. O maior custo foi na compra de bicicletas fabricadas na Itália, que têm um software que personaliza a aula para cada aluno. É como se a tecnologia “reconhecesse” cada atleta, controlando o peso dos pedais e as variações de carga.
— Se o aluno está há tempo sem pedalar, a carga direcionada no pedal é mensurada de acordo com isso. Já para os que estão acostumados com o esporte e sabem de seus limites, a bicicleta ganha estímulos de cadência, potência e repouso planejados — detalha Pretto.
As aulas são agendadas pela internet no site da empresa, tanto para sessões individuais de treino profissional quanto para sessões coletivas. Aliás, uma curiosidade é que empresas também marcam aulas para os funcionários:
— Já teve empresa que fez uma aula coletiva com os funcionários antes de uma reunião mais densa — conta.
As aulas têm, em média, 50 minutos. Elas chegam a gastar 1 mil calorias.
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Siga Giane Guerra no Facebook
Leia mais notícias da colunista