Indústria e varejo de calçados, a Arezzo&Co assinou um contrato com a norte-americana VF Corporation para o licenciamento e distribuição exclusiva no Brasil da marca Vans e isso deve gerar negócios no Rio Grande do Sul. A companhia passa a ser responsável pela gestão de fornecedores, logística, distribuição, franchising, e-commerce e expansão de lojas. Um comunicado foi enviado ao mercado, já que a empresa brasileira tem capital aberto.
Fundada em 1966, na Califórnia (EUA), a Vans é uma marca de tênis, roupas e acessórios. Tem um apelo muito forte com os jovens. Não se fala ainda em redução de preços dos itens, mas a Arezzo reforça bastante que pretende expandir a produção local da marca, o que pode reduzir custos.
— Queremos contribuir para fortalecer a indústria calçadista nacional, estabelecendo vínculos de longo prazo com nossos fornecedores. Como líder de mercado, estamos cientes de nossa responsabilidade em estimular a excelência na nossa cadeia de suprimentos — diz o CEO da Arezzo&Co, Alexandre Birman.
O mercado gaúcho deve se sair bem nessa parceria já que boa parte dos fornecedores da Arezzo fica no Vale do Sinos. A empresa tem ainda três fábricas em Campo Bom, além de uma área de pesquisa e desenvolvimento. São mais de 1 mil trabalhadores na unidade.
Para a coluna Acerto de Contas, a empresa disse que, na intenção de ampliar a produção nacional, estudará fornecedores locais para isso. No entanto, informa que ainda não há definição de fábricas ou produtores específicos.
A rede de distribuição dos produtos Vans também será ampliada. Em especial, por meio de franquias de lojas pelo país. Hoje, cerca de 70% das vendas estão concentradas na região Sudeste.
O contrato com a Arezzo tem prazo inicial de cinco anos, começando em janeiro de 2020. Pode ser prorrogado por mais dois anos. O aporte financeiro da Arezzo na operação é de R$ 50 milhões, incluindo estoques e quatro lojas, que ficam em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. A operação ainda precisa da aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE).
A VF Corporation controla, além da Vans, marcas como Kipling, Timberland, The North Face e JanSport. Dias após as queimadas na Amazônia, a empresa suspendeu a compra de couro de curtumes no Brasil. Lembrando, no entanto, que a parceria com a Arezzo vale a partir de 2020.
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
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