A Petrobras não suportou a defasagem que tinha em relação aos preços do mercado internacional e mais a alta do petróleo nesta semana após os ataques da Arábia Saudita. Assim, a empresa está comunicando clientes que fará elevações nas refinarias nesta quinta-feira (19), tanto para a gasolina quanto para o diesel.
A elevação será de R$ 0,0916 no diesel, em uma alta de 4,2%, e de R$ 0,0592 na gasolina, com variação de 3,5%. A estatal determina os preços nas refinarias do país, sendo que, depois, as distribuidoras e os postos de combustível definem os valores que irão cobrar.
A Petrobras chegou a divulgar um comunicado na segunda-feira (16) dizendo que não repassaria o aumento do petróleo neste momento. Economista da gestora de fundos Quantitas, João Fernandes lembra, no entanto, que o preço que a estatal cobrava aqui ainda estavam bem abaixo do exterior:
— Mesmo subindo estes 3,5%, o preço ainda fica um pouco abaixo do internacional, mas não acho que teria ainda outro aumento. Ela tem deixado um preço um pouco abaixo do externo há algum tempo para aumentar a competitividade da gasolina em relação ao etanol.
Diretor-presidente da Rede SIM, Neco Argenta confirma que recebeu também o comunicado de elevação. Segundo ele, o aumento é alto para segurar e não repassar às bombas.
— Na gasolina, talvez o aumento ao consumidor seja menor do que ao anunciado pela Petrobras. Já no diesel, deve ser repassado todo.
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Siga Giane Guerra nas redes sociais
Leia mais notícias da colunista
Atenção: em breve, você só poderá acessar o site e o aplicativo GaúchaZH usando o seu e-mail cadastrado ou via Facebook. O nome de usuário não estará mais disponível. Acesse gauchazh.com/acesso e saiba mais.