Quadro Santa Maria de Negócios, no programa Acerto de Contas (domingos, às 6h, na Rádio Gaúcha). Com Amanda Boeira.
Fundada há pouco mais de dois anos, uma lancheria de Santa Maria inovou na receita na cidade conhecida pelo xis. Ela vende entrevero no pão. O lanche do fast food Entrevero do Gaúcho mistura carnes de frango, gado e porco, com temperos, tomate, cebola e pimentão.
A lancheria surgiu de uma dificuldade do fundador, Cristian do Amaral Pozzati, em assar churrasco. Recém acidentado, não poderia ficar em pé por muito tempo. Porém, não queria desonrar o compromisso firmado de fazer o jantar para uma recepção de colegas de trabalho da namorada. Como alternativa, sugeriu para o grupo:
— Eu disse para eles comprarem a carne e picarem, que a preparação no disco eu faria. E lembro como se fosse hoje que só sobrou um fio de cebola no disco — relata o empresário.
Na mesma noite, em meio a elogios ao tempero, foi um dos colegas que sugeriu a abertura do negócio. Pozzati começou a empresa em um trailer de lanches, às margens da BR-287. Além do entrevero, também oferecia xis e cachorro-quente, pedidos tradicionais em estabelecimentos semelhantes na cidade.
Quatro meses depois, foi preciso ampliar o espaço, passando para um contêiner. Ainda assim, quem queria comprar os lanches precisava esperar ao ar livre. Passaram dois anos e agora, o Entrevero do Gaúcho ganhou um espaço físico maior, com ambiente fechado para os clientes, temática tradicionalista e cardápio mais variado. A equipe também cresceu. Do trio que trabalhava no contêiner, agora são oito profissionais e o número deve subir para 12 com o início do serviço de almoço.
Ouça aqui todos os programas Acerto de Contas (domingos, às 6h, na Rádio Gaúcha).